Pular para o conteúdo principal

TRIÂNGULO MINEIRO ESTARÁ EM DESTAQUE EM EVENTOS DURANTE A COPA

Foto tirada no primeiro reencontro das Pioneiras do Futebol Feminino após 50 anos dos
jogos que fizeram historia em 1959.


Foto: Arquivo Pessoal Teresa Cristina Cunha


Nos próximos dias 03 e 04 de junho, a história das Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil, que iniciou na década de 50, em Araguari (MG) e ficou conhecida em um jogo em Uberlândia (MG) em 1959, através da publicação da revista de distribuição nacional, “O Cruzeiro”, será homenageada em dois eventos distintos.


O primeiro será dia 03, a partir das 19h30, no Cine Belas Artes em Belo Horizonte (MG), que é promovido pela ONG Cinefoot (CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL), que é uma jornada cinematográfica futebolística que leva mostras competitivas de curtas e longas metragens. A 5º versão que é esse ano, tem um número de 79 filmes na sua programação. As mostras competitivas de curtas e longas-metragens são compostas por 38 filmes. E, pela primeira vez, a presença de filmes brasileiros supera a de obras internacionais: são 24 filmes nacionais presentes nas competitivas. Em Belo Horizonte o festival tem o formato internacional competitivo.


O “scratch” de homenagens do CINEfoot está repleto de craques: Murilo Salles, Canal 100, Oswaldo Caldeira, Carlos Leonam, Leogevildo Junior, Rene Goya Filho, Aldyr Schlee (o criador da camisa canarinho), Exeter City (primeiro adversário da Seleção Brasileira) representando as Pioneiras, estará Teresa Cristina Montes, historiadora.


A jornada cinematográfica futebolística promovida pelo CINEfoot este ano, será estendida através da realização do CINEfoot Tour 2014, que levará uma variada programação às doze cidades-sede da Copa do Mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Natal, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre.



 Veja a programação na Terça 03/06


19h30– HOMENAGEM: 60 ANOS DO ARAGUARI ATLÉTICO CLUBE HOMENAGEM: FUTEBOL FEMININO


Filmes

:: TAPETE VERDE/ Green Carpet de Angelo Martins (SP, 2013)

:: DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO/ Democracy in Black and White de Pedro Asbeg (RJ, 2013)


21h30– HOMENAGEM: 60 ANOS DO ARAGUARI ATLÉTICO CLUBE HOMENAGEM: FUTEBOL FEMININO


Filmes

:: EL OTRO SUPERCLÁSICO/ El Otro Superclásico / The Other Superclasico de Santiago Dulce (SP, 2014)


:: QUANDO SE SONHA TÃO GRANDE A REALIDADE APRENDE/A dream you dream together, is reality de Lobo Mauro (RJ, 2014).

:: O DIA DO GALO/The Galo’s Day de Cris Azzi, Luiz Felipe Fernandes (MG, 2014).


Já a segunda homenagem será no Rio de Janeiro (RJ) na abertura da exposição multimídia“Mulheres em Campo Driblando Preconceitos” no dia 04 de junho, a partir das 17h A exposição é organizada pelas ONGs Streetfootballworld e Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano), com fotos e filmagens das PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO, expostas do dia 04 de junho a 20 de julho, no Museu da República (Rua do Catete, 153), no Rio de Janeiro (RJ).


A exposição tem o objetivo de um novo jeito de jogar futebol, em grupos mistos e sem árbitro, em três mini-quadras montadas no jardim do museu, na chamada praça “Futebol para um Mundo Melhor”. A praça também será destinada a trazer histórias de projetos sociais que utilizam o futebol como ferramenta para transformação. Debates, oficinas e exibições de filmes serão realizados no espaço “Trocando Ideais”. A exposição tem como madrinha a jogadora Marta.

Para Teresa Cristina Montes Cunha, pesquisadora e representante das jogadoras na divulgação da história, o momento é de comemoração “É uma grande honra poder representá-las nesse momento tão especial. Faz 14 anos desde o início das pesquisas. O reconhecimento da história por essas entidades mostra que todas dificuldades que elas enfrentaram na época valeram a pena.” Conclui Teresa.



Comentários

Randal Cunha disse…
Parabéns Teresa Cristina pelo seu trabalho. A história só existe se alguém contá-la. Se você não faz esta pesquisa, a história desta mulheres maravilhosas que ousaram jogar futebol em um tempo que não era comum, seria esquecida.
Parabéns a Todas!!!!!
Unknown disse…
Teresa Cristina que trabalho admirável você tem realizado, visando dar relevo e consistência à História das Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil. Trabalho árduo de pesquisa, viagens, coletânea de documentos, reuniões com as Pioneiras do Futebol Feminino, complementando com depoimentos de cada uma os fatos narrados por seu pai, NEY MONTES. Eu a admiro muito e abraço-a bem forte, dizendo vá em frente você é maravilhosa em seus empreendimentos. Deus a abençoe sempre. Marly

Postagens mais visitadas deste blog

Nelson Merola, fundador da Maqnelson (27/11/1920 - 29/11/2011) Por Natal Fernando da Silva

Foto: Jornal Gazeta do Triângula - Araguari Natal conheceu pessoalmente Sr. Nelson quando era criança e o mesmo era patrão do  seu tio Jarbas Marques Póvoa. Quando tinha 9 anos, Sr. Nelson entregou a Natal e ao tio um pacote de panfletos e pediu para o menino distribuir para as pessoas dentro da exposição na feira agropecuária de Araguari dos equipamentos agrícolas da Maqnelson, gratificando em dinheiro pela ajuda. Natal afirma que sempre que passa em Catalão vê uma loja moderna na entrada da cidade onde continua vendendo equipamentos agrícolas.  QUEM FOI NELSON MEROLA Nelson Merola, araguarino de Coração, nasceu em Uberaba, com um ano de idade veio para Araguari. Cursou o primário e o ginásio no Colégio Regina Pacis. Exerceu a profissão de relojoeiro por vários anos, sendo gerente da Casa Nephitali Vieira. Fundou e tornou-se presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araguari, sendo pioneiro em despertar o espírito sindicalista. Participou também do desenvolvimento do

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Vista interna da unidade Santa Rosa. Foto: Daniel Nunes / Secom / PMU Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa. Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de su

OS MIL E UM MÁRIO NUNES

Em meio à escuridão e sons sussurrados perdidos, eis que surge uma luz direcional, com seu círculo como sol, iluminando a cortina cor vermelha rubra escura, em tecido aveludado. Envolta em tantas respirações que por vezes se prendem de expectativa, surge uma música a quebrar aquele silêncio colorido. Seriam trombetas?Abrem-se as cortinas, que do centro se separam devagar, e lá no meio do palco, uma figura inusitada, com sua cartola preta em punho, e na outra mão gestos como se puxassem fios invisíveis de dentro da cartola...E dela começam a sair imagens, sons e luzes multicoloridas. Eis a mágica! E como numa metáfora da vida, tentamos visualizar as mil e uma facetas dessa figura ímpar – Mário Nunes! Na sala de entrada do escritório, em cada canto, havia painéis montados, com fotos recortadas e sobrepostas sobre recortes de jornais, também havia fotocópias de recortes e fotos, tudo minuciosamente montado, com uma ordem que parecia confusa, mas ali estava o verdadeiro tesouro de Már